Scroll to top

Gastronomia Etíope — Tudo Sobre a Comida Africana que Você Não Pode Deixar de Experimentar


terramundi - 10 de maio de 2019 - 0 comments

Com exceção do café, velho conhecido do nosso paladar, a gastronomia etíope é bem diferente do que estamos acostumados. Marcada por seus sabores únicos, a comida africana — e especialmente a desse país — é baseada em alimentos típicos da região e receitas que foram aprimoradas com o passar dos séculos.

Comida africana e as particularidades da gastronomia da Etiópia

A experiência gastronômica na região não se limita aos seus sabores. Para os etíopes, comer é um ato que sempre deve ser realizado coletivamente. Alimentar as pessoas que se ama é um costume tão enraizado na cultura do país, que seu povo até criou uma palavra para descrever o ato: Gursha.

Injera: a base dos pratos etíopes

Consumida em grande escala no país, a Injera é uma espécie de panqueca gigante produzida a partir do teff, grão típico da região. O alimento acompanha praticamente todas as refeições etíopes, sendo usado como base para forrar o prato. Sobre ele então são servidos os acompanhamentos, como molhos, carnes, grãos, verduras e legumes.

Para comer, no lugar de talheres, os etíopes rasgam um pedaço da própria injera e o utilizam para pegar as iguarias escolhidas. No entanto, os restaurantes disponibilizam talheres para os viajantes que preferem comer com garfo e faca, basta pedir quando a comida chegar.

 

Gastronomia Etíope — Tudo Sobre a Comida Africana que você não pode deixar de experimentar

Todos os alimentos são dispostos sobre a injera

Pratos e bebidas imperdíveis

A culinária etíope possui uma grande variedade de alimentos, tanto para os que comem carne como para os vegetarianos e veganos. O sabor característico dessa cozinha sensorial se dá por uma mistura de diferentes ervas e especiarias. Esse mix rende molhos especiais e picantes da comida africana.

Abaixo, separamos alguns pratos e bebidas que você não pode deixar de degustar em sua viagem para a Etiópia:

1. Shiro Wat

Bastante popular no país, o Shiro Wat é uma substância pastosa feita com grão-de-bico e amêndoa, misturada com alho, cebola e especiarias. O prato pode ser feito tanto com adição de manteiga ou azeite, perfeito para veganos.

2. Tibis

Pedaços salteados de carne com manteiga, cebola, alho, pimenta e alecrim. Considerado um dos pratos mais tradicionais do país, muitas vezes o Tibis é servido em mini grils na mesa para que cada um finalize a carne no ponto desejado.

 

Gastronomia Etíope — Tudo Sobre a Comida Africana que você não pode deixar de experimentar

Tibs: um dos pratos mais saborosos da gastronomia etíope

3. Berbere

Muito do sabor da culinária etíope se deve ao Berbere. O condimento é uma mistura de especiarias, que pode variar de acordo com a receita, podendo ter de 12 a 25 ingredientes dependendo do local onde é preparado. Ele é mantido em um recipiente fechado e refrigerado durante três meses.

4. Misir Wat

O prato é criado a base de lentilhas, que são cozidas junto a colheres do poderoso pó de Berbere. Além do sabor original, o processo garante ao Misir Wat uma apetitosa coloração vermelha e uma textura única.

5. Chechebsa

Este é um dos pratos mais comuns no café da manhã etíope. O Chechebsa é feito a partir do pão Kita, que é cortado em pedaços e frito na manteiga com um pouco de Berbere. O alimento é servido junto a mel e iogurte natural, o que cria um contraste incrível entre o doce e o picante.

6. Doro Wat

O ensopado Doro Wat merece o seu lugar nessa lista pelo molho delicioso. É feito à base de cebola, manteiga, ovos e especiarias, deixando os pedaços de frango muito suculentos e saborosos.

 

Gastronomia Etíope — Tudo Sobre a Comida Africana que você não pode deixar de experimentar

Quem vai ao país, não pode deixar de experimentar o Doro Wat

7. Atkilt Wot

Mais uma opção perfeita para os vegetarianos, o Atkilt Wot é uma combinação de repolho, cenoura, cebola e batata com especiarias. Todos os ingredientes são cozidos com óleo até ganharem uma consistência macia.

8. Tej

Também conhecido como vinho de mel, o Tej é um fermentado à base de mel que se assemelha a um licor, uma espécie de hidromel. Favorita entre os etíopes, a bebida é servida em um copo que se parece com um tubo de ensaio.

9. Smoothies de fruta

Os smoothies impressionam pelo visual! Feitos com polpas de frutas, os diferentes sucos não se misturam, formando camadas multicoloridas no copo. O favorito dos etíopes é o de abacate, que também pode ser pedido em sua versão solo.

10. Café

Em nenhum outro lugar do mundo a experiência de beber café é tão marcante quanto na Etiópia. A preparação da bebida acontece com um ritual realizado há muitas gerações, que é mantido pelo povo etíope em cerimônias onde utilizam trajes e procedimentos especiais.

 

Gastronomia Etíope — Tudo Sobre a Comida Africana que você não pode deixar de experimentar

A cerimônia do café é uma das experiências mais marcantes da viagem

No artigo: “Cerimônia do café: o ritual etíope de preparo e degustação da bebida” você poderá ler mais sobre essa experiência única.

 

Experimente os pratos da gastronomia etíope

Conte com a TERRAMUNDI para conhecer a África e provar os mais deliciosos pratos da região, bem como fazer passeios incríveis! Viva uma imersão cultural e acumule ótimas lembranças.

SalvarSalvar

Posts Relacionados