Scroll to top

Cerimônia do Café — o Ritual Etíope de Preparo e Degustação da Bebida


terramundi - 18 de março de 2019 - 0 comments

Saborear um bom café na Etiópia vai muito além de degustá-lo. Assistir ao ritual de preparação da bebida é uma daquelas experiências que por si só já valem a viagem. Na Cerimônia do Café, os grãos são selecionados, lavados, torrados em fogo a lenha e moídos na hora, utilizando utensílios e processos ancestrais.

Cerimônia do Café na Etiópia: veja como funciona

Em um ambiente decorado com folhas e perfumado com incenso, todos se sentam ao redor de um tipo de altar contendo os instrumentos que serão usados na Cerimônia do Café.

Vestida com trajes típicos, a senhora do café é a responsável pela preparação da bebida, já que apenas mulheres podem realizar o ritual.

Roupas típicas na Cerimônia do Café

Uso de roupas típicas durante a cerimônia do café

O perfume resultante da torra do café se mistura ao incenso e preenche o ambiente, trazendo uma sensação de paz e felicidade e criando uma conexão entre todos que estão ali.

“Na rua, por exemplo, você para, senta e no fim já está conversando com todos ao seu redor. É algo muito interessante”, relembra Ana Regina, nossa coordenadora do Grupo Especial TERRAMUNDI “Etiópia e suas tribos”.

A Cerimônia do Café da Etiópia termina quando os participantes tomam a terceira xícara, que é a mais importante.

O café é servido com folhas de arruda e pipoca, elementos que, junto ao cheiro do incenso, estimulam as papilas gustativas e tornam o sabor da iguaria etíope insuperável.

Onde viver essa experiência na Etiópia?

O ritual do café é um evento cotidiano para os etíopes. Praticamente todo restaurante, hotel, pousada e, principalmente, casas, possuem um pequeno estande que abriga os itens necessários para a produção da bebida.

“Até em barraquinhas na rua você encontra meninas preparando o café. Ou seja, em qualquer lugar deste incrível local da África, a bebida é uma delícia!”, conta Ana Regina.

Cerimônia do Café na Etiópia

O café etíope possui um sabor incomparável!

Café Etíope

Mesmo sem todo o rito social da Cerimônia do Café, saborear a bebida proporciona um momento único e prazeroso. “O café etíope é o melhor do mundo. Eu gosto muito de café e já provei sabores do mundo todo!”, revela Ana Regina.

Ponto de disputa e discórdia entre Etiópia e Iêmen, o título de país natal do café é um dos orgulhos do povo etíope.

Ele teria surgido nas montanhas da Abissínia durante o Império que existiu ali entre os séculos XII e XIX e ocupou a área onde hoje está o país.

As lendas contam que monges árabes teriam decidido experimentar o grão após perceberem que as cabras ficavam excitadas e não conseguiam dormir quando comiam a frutinha vermelha.

Uma coisa é certa, as ocasiões em que você estiver saboreando o café trarão umas das melhores lembranças da sua viagem para a Etiópia.

Conheça o café etíope!

Quer experimentar essa delícia? Então você não pode deixar de conhecer a Etiópia com a TERRAMUNDI.

Nessa viagem incrível, além de conhecer um dos melhores cafés do mundo, você ainda descobre mais sobre o turismo da África.

Entre em contato e monte sua viagem da forma que sempre sonhou!SalvarSalvar

Posts Relacionados