Scroll to top

Cidades Croatas — uma Viagem na Europa Cult em Zadar, Dubrovnik, Pula, Split e Brač!


terramundi - 4 de abril de 2019 - 0 comments

As cidades croatas são perfeitas para descortinar a arte: repletas de história medieval e construções seculares, estão a cada ano mais mergulhadas em teatro, cinema, dança, música e folclore. As praias da Croácia também ganham destaque, bem como a arquitetura e toda a bela paisagem do local.

Cidades croatas: vá além!

Do tradicional ao novo, do infantil ao alternativo, há qualidade mundialmente reconhecida em expressões artísticas no país todo, da costa com seus músicos de rua até Šibenik com seu festival de Blues e Jazz ou Lopar com o festival de Esculturas de Areia.

Inspire-se: a Croácia encanta pela cultura do povo e é uma imersão artística diversa apresentada em atos inesquecíveis!

A seguir, você verá as cidades croatas que mais ganham destaque para uma viagem cult na Europa.

Zadar: a cidade da música

Cidades croatas: Zadar

Uma cidade literalmente regida pela música, onde um órgão é tocado pelo mar!

O Sea Organ fica no calçadão à beira-mar (riva) que ganhou uma escadaria que acaba na água e funciona como um órgão: cheia de buracos para que o mar pressione o ar nos tubos de concreto, gerando sons nunca iguais – afinal tudo depende do balanço das ondas!

Experimente sentar em um degrau e apreciar o pôr do sol considerado o mais lindo do mundo ao embalo dessa obra.

É em frente ao Sea Organ que acontece a Sea Organ Swin: prova de natação em que os competidores nadam literalmente no ritmo do mar, harmonizando esporte a arte!

Luz, música e tudo o mais

Também na riva fica o grande círculo no chão que se ilumina ao escurecer mudando de cor em um lindo show de luzes.

A “Saudação ao Sol” (Greeting to the Sun), obra do arquiteto que também criou o Sea Organ, é uma mini usina solar cujo mosaico absorve a luz do sol e gera energia suficiente para iluminar o show e a beira-mar durante todo o ano.

A luz na orla é especialmente diferente no Festival da Lua Cheia do alto verão, quando tochas e velas são anfitriãs de barcos transformados em mercados flutuantes; come-se bem e experimenta-se o folclore da região!

Já no mais prestigiado festival de artes de verão, o St Donat’s Musical Evenings, músicos aproveitam a excelente acústica da Igreja St. Donat, enquanto o verão teatral Zadar (Zadarsko kazališno ljeto) apresenta grupos de teatro e dança em espaços históricos.

E se o gosto for por teatro alternativo, fique com o Zadar Dreams, que leva arte performática para igrejas e praças da Cidade Velha.

Quando o assunto são as belezas da história por traz das cidades croatas, não podemos esquecer dos monumentos artísticos, históricos e culturais que, faça frio ou calor, embelezam o pequeno centro histórico, facilmente explorável a pé em ruas sem carros feitas de pedras semelhantes ao mármore, uma despretensiosa expressão de arte!

Cultura croata em Dubrovnik

Cidades croatas: Dubrovnik 

Crédito: Croatia Full of Life

Basta passar por um dos grandes portões de Dubrovnik e você se vê diante de um dos melhores museus a céu aberto do planeta!

Quando a cidade do extremo sul da região da Dalmácia entra em cena, a cultura não está adormecida.

Suas ruínas e fortalezas despertam tradições e muita história contada ainda em museus convencionais que guardam relíquias da arqueologia e dos tempos da guerra. Sem contar as construções renascentistas, as igrejas góticas e barrocas, os palácios e os antiquários que movimentam as ruelas.

E não é só. A cidade é borbulhante em eventos variados – que mostram os melhores vocais croatas no Festival Aklapela ou ocupam até o terraço do Forte Revelin.

E em abril a arte está mais acordada do que nunca: é a vez do Festival de Cinema de Dubrovnik, que estreou em 2017 evidenciando o elo entre a cidade e a cultura cinematográfica e promete sempre jogar luz às criações do Mediterrâneo.

Amplitude cultural

A cidade ganha mais fôlego no verão – com eventos de pequeno e grande porte.

O Le Petit Festival du Theatre revela artistas talentosos, de poetas a dançarinos, enquanto o ilustre Festival Cultural acontece em quase 50 dias, mesclando atrações de música, teatro, ópera e dança, além de mostras gastronômicas e feiras de vinho!

Os moradores atuam, cantam, dançam ou desfilam com trajes regionais em meio aos telhados alaranjados e o mar verde-esmeralda, enquanto os prêmios fomentam mais e mais grupos de qualquer manifestação artística.

Dubrovnik – a maior cidade fortificada do mundo e que sofreu com guerra e terremoto renascendo ainda mais bela – é cultura e arte para todo o lado, das muralhas à cidade baixa, passando pelas praias e ilhas.

Sem dúvida, a “pérola do Adriático” é uma página viva da história medieval e um poço de cultura efervescente com cenários cinematográficos (como a ilha de Lokrum, famosa depois das gravações de Game of Thrones) que dão mais charme ao amplo cenário cult.

Pula: para os amantes de cinema

cidades croatas: Pula

Crédito: Croatia Full of Life

Filmes são exibidos sob as estrelas, e a cidade toda respira a sétima arte.

O Pula Film Festival, o mais antigo festival de cinema da Croácia e um dos mais antigos da Europa, é também o evento cultural mais visitado no país.

Embora ocupe diferentes pontos da cidade, tem como marca a Arena, onde os mais de 70 mil visitantes prestigiam obras cinematográficas, danças folclóricas, ópera, balé e outras manifestações artísticas.

A Arena é o Anfiteatro de Pula, construído no século I pelo imperador Vespasiano, responsável também pela construção do Coliseu em Roma.

Se você quer um passeio incrível em cidades croatas, esse definitivamente precisa fazer parte do seu roteiro de viagem!

Quando o festival de cinema não está acontecendo, é a vez do Spectacvla Antiqva, projeto que leva ao anfiteatro de Pula lutas de gladiadores, oficinas e réplicas da antiga cerâmica romana que dão vida à história e à civilização local.

Para quem quiser mais ainda, Pula abriga um dos mais populares festivais internacionais de teatro alternativo. Tudo no verão, claro!

O que encontrar em Split e Brač

Cidades croatas: Split e Brač

Crédito: Croatia Full of Life

O Palácio Diocleciano, que começou a ser construído no século III e tem fundamental importância para a Croácia, já justifica a passagem pela cidade, fundada nos tempos gregos e colocada no mapa pelos romanos.

Mas isso não significa que você vai apenas apreciar o contorno arquitetônico do lugar ou a história contada pelo seu interior.

Split tem um evento muito interessante: Dias de Diocleciano traz de volta a época do famoso imperador romano com um desfile das legiões romanas e suas carruagens cumprimentando a multidão.

Sons de fanfarra, bateria e muita música romana tomam conta da cidade, e os viajantes são seduzidos por artistas de rua, concertos, dança e uma rica oferta gastronômica da época do imperador!

Outra coisa interessante na cidade: a casa de retiro do maior artista croata fica em Split e hoje é uma galeria que exibe o seu trabalho. Trata-se do o escultor Ivan Mestrovic (1883-1962) que criou monumentos públicos vistos em praças de toda Croácia e imponentes edifícios como o Museu de História Croata, em Zagreb, com andares circulares.

Redesenhando o cinema

O Festival de Cinema de Split acontece todos os anos nessa antiga cidade no meio da costa adriática.

Ele é aberto a novos filmes, de todos os gêneros, feitos com orçamento ínfimo ou de grande estúdio, dando vasão a uma seleção de qualidade de cinema e artes visuais internacionais! É um deleite para viajantes cinéfilos, pois além das exibições, há workshops e discussões incríveis.

Pertinho de Split, as margens idílicas da ilha de Brač são anfitriãs de um dos maiores festivais de grafitti e arte urbana da região, o Graffiti Na Gradele.

Já o Brač Film Festival volta ao assunto cinema: é um evento internacional de filmes, que inclui exibições infantis e muito estímulo voltado a jovens cineastas e estudantes da arte de todo o mundo através de oficinas, workshops, palestras, exposições, festas e prêmio para o melhor curta-metragem.  

Gostou de conhecer sobre as cidades croatas?

E então, quais destas cidades croatas é mais a sua cara? Se você deseja conhecer mais de um, não se preocupe!

É possível montar um roteiro pensando exatamente em quais lugares incríveis você quer visitar. Dá tempo de mergulhar na história do país fazendo visitas em museus, apreciando festivais de música ou cinema e muito mais.

Além disso, ainda há tempo para visitar as praias da Croácia. Por que não?

Quer encontrar o roteiro perfeito? Então entre em contato com a TERRAMUNDI e faça sua viagem acontecer da forma que sempre sonhou!

Posts Relacionados