Scroll to top

Turismo sustentável: como ser um viajante mais consciente?


terramundi - 1 de abril de 2020 - 0 comments

Enquanto paramos, o mundo se cura. As últimas semanas têm mostrado o quão rápido a natureza pode se regenerar distante da atividade humana – não que a informação fosse antes desconhecida, mas agora ela é visível. 

Com grande parte da população em suas casas, as emissões de gases poluentes diminuíram notavelmente. A mancha vermelha sobre cidades e aglomerados industriais na Ásia e na Europa clareou. As águas do canal de Veneza se tornaram mais límpidas longe da movimentação turística. 

E nós ficamos nos perguntando, do conforto de nossas casas, como podemos ser viajantes mais conscientes quando estivermos novamente em movimento?

Turismo sustentável

Pequenos hábitos sempre fazem grande diferença. Separar lixo orgânico e reciclável; evitar desperdício de água e de luz elétrica, dar preferência a uma caminhada em vez de um automóvel. Portanto, parte-se do pressuposto de que tudo o que você faz em sua casa, fará também em qualquer destino ao redor do mundo. 

Ainda assim, existem outras formas de diminuir o impacto de sua viagem no meio ambiente – que devem ser lembradas desde o planejamento. Listamos aqui algumas dicas para um turismo sustentável.

turismo sustentavel

Para onde ir?
A escolha do destino interfere diretamente na prática de sustentabilidade de sua jornada: cidades mais próximas, que não exigem viagem de avião, emitem menos gases poluentes. E, mesmo se você optar por um destino distante, é possível escolher cidades que são consideradas exemplo de sustentabilidade ao redor do mundo, o que garante práticas conscientes durante toda a viagem. Ou, então, que tal conhecer um país que precisa do incentivo no turismo para reviver sua economia?

Mas se ainda assim você preferir visitar um destino distante e mais popular, considere ir fora de temporada e encontre atividades locais que contribuam para a vida local, em vez das atividades mais populares, que também podem ser armadilhas para turistas.

 

Serviços
Contrate serviços eco-friendly. Empresas que promovem o turismo sustentável podem tirar parte do trabalho braçal de organizar uma viagem reservando acomodações, atividades e guias que levam em consideração o impacto ambiental e social.

turismo sustentável

Transporte-se com consciência
Automóveis são grandes responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes nocivos. Pensar em como você vai chegar ao seu destino e como percorrerá ele é importante.

O ideal é evitar cruzeiros – eles podem ser ainda mais poluentes que aviões. Os trens podem ser uma boa solução: emitem os níveis mais baixos de gases de efeito estufa e também oferecem uma oportunidade para slow travel: aprecie a paisagem, leia um livro ou experimente um snack típico enquanto não chega. 

Uma vez no destino, considere utilizar o transporte público – se for de qualidade, claro! – ou se aventure em uma experiência de bicicleta. Caso vá passear pelas águas locais, dê preferência a velejar em vez de barcos motorizados.

Durante a viagem
Reduza o consumo de plástico durante sua jornada. Evitar utilizar produtos biodegradáveis ou com menos químicos também pode auxiliar a diminuir o impacto de sua viagem no local.

 

Viaje de maneira sustentável

Entre em contato com a Terramundi e obtenha um roteiro personalizado para você que segue as práticas sustentáveis. 

Posts Relacionados