Scroll to top

Vinhos portugueses: conheça os melhores rótulos


terramundi - 28 de novembro de 2018 - 0 comments

Vinhos portugueses não exigem grandes apresentações, mas não é excesso lembrar que Portugal, um dos menores países da Europa, é um dos mais importantes produtores de uvas e vinhos do mundo. Conhecidos mundialmente pelos seus vinhos tradicionais, os portugueses cultivam mais de 250 tipos de uvas nativas, o que só traz ainda mais personalidade aos rótulos, sejam eles de vinhos tintos, brancos ou do mais autêntico deles, o Vinho do Porto.

 

 

Viajar para Portugal é ter a chance de saborear vinhos incríveis! Mas, antes de mais nada, que tal saber quais são os melhores? Selecionamos os mais conceituados e premiados vinhos portugueses, com base na opinião de especialistas (como crítica Jancis Robison) e em publicações especializadas (cuja lista dos melhores do mundo incluiu 3 portugueses em 2018). Confira:

 

Soalheiro Primeiras Vinhas 2016, branco, da região dos Vinhos Verdes. Elaborado a partir de uvas colhidas manualmente em vinhas com mais de 40 anos;

Quinta dos Roques 2007, branco, da região do Dão.

Luís Pato Vinha Barrosa, 2005, tinto, da região da Bairrada. Proveniente de uma vinha velha com mais de 90 anos, da freguesia de Aguim;

Barca Velha 1999, Casa Ferreirinha, tinto, do Douro Superior;

Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa 2005, do Douro. Exclusivo da vinha centenária Maria Teresa;

Niepoort Batuta 2007, tinto, Douro. produzido a partir da vinha do Carril, com mais de 70 anos;

Poeira 2011, Jorge Moreira, tinto, Douro. Um blend de Vinhas Velhas

Espaço Rural Bojador Vinho da Talha 2015, Espaço Rural, tinto, Alentejo;

Barbeito Ribeira Real Tinta Negra, lote 1, 20 anos, Vinho Madeira. Produzido nas vinhas do Ribeiro Real, que se espalham pela costa sul da ilha, a 200 metros de altitude.

Graham´s Single Harvest Tawny Port 1972, Symington Family Estates, Vinho do Porto. Com assinatura da família Symington, produtores de Vinho do Porto desde o século XIX.

Warre´s Vintage 2016, da Symington Family Estate, produzido nos lagares da Quinta da Cavadinha

Papa Figos DOC Douro Branco 2016, do Douro, é um vinho da Casa Ferreirinha

Taylor Fladegate Vintage Port de 2016

 

Para saber mais sobre Portugal e seus vinhos

 

paisagem da região do Douro, em Portugal

 

A região do Douro, dona de paisagens lindas banhadas pelo rio Douro, é considerada a mais famosa de Portugal, considerada patrimônio da humanidade pela Unesco. A cultura dos vinhos tem mais de 2 milênios por lá e é de lá que veio o icônico Vinho do Porto, sendo a região responsável por 47% da produção dele no país. A Região também é conhecida por produzir bebidas mais “autênticas”.

 

Enquanto isso, a responsável pelos vinhos “clássicos” é a Região do Alentejo, onde uma ótima ideia é explorar suas vinícolas de bicicleta!

 

uvas de Alentejo, Portugal

 

A região fica abaixo do rio Tejo e engloba Évora, um ponto que merece ser conhecido em uma viagem em terras lusitanas. Estamos falando da maior região de Portugal, com mais de 22 mil hectares de vinhas plantadas e o maior número de castas nativas de todo o globo.

 

Posts Relacionados