Scroll to top

Uma viagem para Aparados da Serra


terramundi - 21 de fevereiro de 2022 - 0 comments

É na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na região sul do Brasil, que se encontra uma das paisagens mais imponentes do país: os cânions do sul. Eles estão situados nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, que possuem uma área de aproximadamente 30.400 hectares. 

 

O que fazer por lá?

Por lá, os dias podem ser preenchidos com caminhadas, banhos de rio, observação da fauna, passeios de bicicleta nas trilhas do planalto e contemplação da natureza – que pode ser uma sessão de fotos para aqueles que têm isso como hobby.

 

Cânion Itaimbezinho

O maior atrativo do Parque Aparados da Serra é o Cânion Itaimbezinho, um dos maiores cânions de todo o continente americano, com 5.800 quilômetros de extensão. Ele é formado por paredões verticais de cerca de 700 metros de profundidade, com fendas estreitas e parte das rochas cobertas pela vegetação de Mata Atlântica. 

Ao redor dos cânions, a vegetação predominante é a Floresta de Araucária, característica do sul brasileiro. Campos e penhascos são moradas de papagaios de peito roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio. A paisagem é realmente imponente e estonteante.

Entre as trilhas possíveis, destacam-se três: a trilha do Vértice, a trilha do Cotovelo e a trilha do Rio do Boi, que se dá no interior do cânion. Além das caminhadas, as trilhas levam a mirantes, piscinas naturais e cachoeiras. 

 

Quando ir?

A região de Aparados da Serra pode ser visitada ao longo de todo ano. No entanto, como é uma região montanhosa, a variabilidade das condições de temperatura e as chuvas ao longo do ano podem prejudicar a visibilidade dos viajantes com neblinas.

Os meses de outono inverno são secos e, apesar de fazer bastante frio nos estados do sul, é um dos melhores períodos para conhecer o parque. O charme de viajar nesse momento é que os campos ficam branquinhos de geada.

Já o período de primavera e verão são mais quentes, o que é uma boa para curtir as cachoeiras. Mas corre-se o risco de não conseguir curtir a vista dos cânions. Fique atento: setembro é o mês mais chuvoso.

 

Onde ficar?

 

Refúgio Ecológico Pedra Afiada

 

Banheira em deck com vista para os cânions no Refúgio Pedra Afiada.

 

Pedra Afiada é um hotel pioneiro em Aparados da Serra: está há 18 anos de portas abertas para viajantes apaixonados pela natureza. Localizado aos pés do gigantesco cânion Malacara, garante aos hóspedes a vista para os mil metros de altura deste abismo. O terreno está conectado ao Parque Nacional da Serra Geral, de modo que sem sair do hotel é possível aproveitar a cachoeira, a Figueira Centenária, Poço Encantado, Janela para o Céu, além da margem do rio Malacara, com visual incrível. 

Lá também pode-se realizar sobrevoo de balão, cavalgadas e passeios de quadriciclos. Para as crianças, há atividades como mini arvorismo e caverninha de escalada.

As acomodações  oferecem o aconchego de um lar e atendem todos os gostos. Dos quartos, é possível ouvir o som delicado do rio batendo nas pedras, o cantar dos pássaros ao despertar e sentir o cheirinho de pão de queijo saindo pela cozinha O Refúgio Ecológico Pedra Afiada permite que você se sinta envolvido pela beleza da natureza com conforto e privacidade.

 

Parador Casa da Montanha

 

Casulo do hotel Parador Casa da Montanha, na região de Pedra Afiada.

 

Inspirado nos lodges africanos, o hotel valoriza e respeita a paisagem incrível que é cenário de Cambará do Sul. Seguindo a linha de um luxo na natureza, o hotel oferece diferentes tipos de acomodações, que vão de casulos a palafitas – tudo sempre muito confortável e aconchegante. Lá dentro, há calefação, cama king-size com lençol térmico, TV e amenities da L’Occitane. 

Além das refeições deliciosas e fartas, é possível participar também do churrasco típico, com carne feita no fogo de chão e feijão serrano. Ou então solicitar uma cesta de piquenique (com direito a garrafa de vinho) para levar nas caminhadas do dia. 

No hotel, é possível curtir as áreas comuns com uma cuia de chimarrão que te recebe na entrada. E, na varanda, é possível assistir o pôr do sol de um deque de madeira, acomodado em um sofá próximo a uma fogueira. Lá também há um spa by L’Occitane – um dos 19 existentes no Brasil – que permite relaxar e fazer tratamentos com uma terapeuta local. 

Posts Relacionados