Scroll to top

A trilha da merlot pela América do Sul


terramundi - 8 de outubro de 2020 - 0 comments

É como se as asas absolutamente pretas do merle sobrevoassem os céus mundo afora, saindo das paisagens francesas e aterrissando no continente sulamericano. Ali, se multiplicam e preenchem o cenário entre Chile e Argentina. O merle é um pássaro muito comum na região de Bordeaux, na França, cuja coloração das penas se assemelha à pele de cor púrpura escuro das uvas merlot – batizadas em alusão à essa semelhança. Na América do Sul, a casta se firmou e complementou paisagens da Patagônia e da região de Santiago com sabores de vinhos de altíssima qualidade. 

Descendo as estradas chilenas

A pouco mais de duas horas ao sul de Santiago, capital do Chile, o Vale Colchagua se forma por entre os vinhedos. Um dos bastiões da vinicultura chilena, percorrer a região preenche os dias em uma combinação de caminhadas sobre as trilhas de florestas endêmicas e atividades relacionadas ao vinho – de visitas a vinícolas à estadia e degustações nas propriedades. É ali nas paisagens de Colchagua que se descobre os segredos por trás da produção de vinho tinto neste país latino-americano.

 

Bem no coração da região, em frente à Cordilheira costeira coberta de vegetação verdejante, a Clos Apalta Residence recebe viajantes para percorrer e se hospedar nesses cenários – uma estadia íntima, imersa na natureza, extremamente ligada à produção da vinícola local e cuja inspiração são os melhores vinhos europeus.

 

Reconhecida pelo selo Relais & Chateaux, suas acomodações consistem em apenas quatro suítes, cujas decorações se inspiram em cada uma das quatro castas de uvas cultivadas ali. A estadia leva o viajante a uma imersão na maneira de produzir a bebida, passeando sobre as vinhas em balões, visitando a adega escavada na colina e saboreando refeições que escancaram a gastronomia chilena, com alimentos da horta orgânica da propriedade.

 

Atravessando a fronteira argentina

 

Seguindo mais ao sul do continente e passando para o lado argentino da fronteira, sudoeste de Rio Negro está Neuquém, uma província da Patagônia no país. Por ali, mais de 20ºC separam as temperaturas diurnas e noturnas – e as paisagens tomadas pelo vento e pelos rios fazem do local um eixo de produção de vinhos de alta qualidade.

 

Na pequena cidade de San Martín de los Andes, bem aos pés da Cordilheira dos Andes, o cenário se preenche de florestas ondulantes de pinheiros, que se erguem sobre colinas glaciais e mergulham em lagos tão azuis que parecem pinturas. Esta é uma parte remota do mundo, onde você pode encontrar exclusividade para descobrir a cultura patagônica.

É por ali que viajantes costumam se hospedar – no Tres Rios Lodge, há uma área densa com salgueiros e árvores frutíferas, muitas com mais de 100 anos. Pescar nos rios locais e atravessar essas paisagens indescritivelmente belas a cavalo, para depois encontrar  um chef dedicado a preparar comida tradicional, combinada a vinhos da região. O céu, completamente limpo, permite observar a noite em uma das experiências mais tranquilas e transformadoras da América do Sul. 

Posts Relacionados