Scroll to top

Para conhecer: a Praia do Patacho, em Alagoas


terramundi - 14 de março de 2022 - 0 comments

Uma ampla faixa de areia branca, águas mornas e coqueiros sem fim. É assim a praia do Patacho. Ali é apenas uma parte de uma região batizada de Rota Ecológica de Alagoas, um trecho no litoral do estado que percorre aproximadamente 30 quilômetros de extensão. A região começa em Barra de Camaragibe e vai até Porto de Pedras, onde se encontra Patacho e outras praias como São Miguel dos Milagres, que parecem nunca terem sido descobertas por sua natureza preservada e estilo de vida rústico. As paisagens naturais são paradisíacas e o destino se destaca também por sua tranquilidade.

As piscinas naturais são o principal cartão postal da Praia do Patacho. A maré baixa, o mar recua, a extensão que era preenchida de água salgada dá espaço a quilômetros de areia e os visitantes podem caminhar para conhecê-las (ou realizar o passeio de jangada até elas) para então banhar-se nas águas cristalinas e contemplar toda a beleza da região. Há também a possibilidade de passear de bike pelas paisagens naturais.

Para aqueles que curtem a natureza e buscam alguns dias de sossego, a praia do Patacho é o destino ideal. Sua localização é privilegiada, com fácil acesso. Por ser pouco explorada, é possível desfrutar dias de tranquilidade. E, para completar, por ali também se encontram diversas pousadas de charme e ótimos restaurantes.

 

Quando ir

O sol aparece durante o ano todo na Praia de Patacho, de modo que é possível escolher uma data entre várias no calendário do ano inteiro. No entanto, para ajudar em sua decisão, é bom estar atento a alguns aspectos:

– Costuma chover nos meses de maio a junho;

– A praia inteira se transforma na maré baixa: é nesse período que torna-se necessário andar centenas de metros porque o mar está recluso. O que encanta, nessa época, qualquer visitante: as piscinas naturais.

– Nas fases cheia ou nova, a Lua aparece no horizonte. Se optar por visitar a praia do Patacho em um destes períodos, é possível observar a Lua nascer do mar sentado na areia – uma experiência inesquecível.  Os hóspedes das pousadas próximas costumam ficar na areia para observá-la nascer do mar. 

Atenção: Antes de visitá-la, dê uma olhadinha na tábua de maré. Assim você saberá quando ir para aproveitar ao máximo as piscinas naturais que se formam na maré baixa.

 

Onde ficar

 

Hotel Pedras do Patacho, na Praia do Patacho, Alagoas. Uma construção em meio à vegetação, com uma piscina no centro, em que uma mulher de chapéu toma sol.

 

O hotel Pedras do Patacho é um tesouro que a Terramundi gosta de compartilhar com seus viajantes. Por lá, a natureza está em sintonia com a modernidade e, da recepção à arquitetura, tudo é projetado para tornar a experiência ainda mais sensível ao viajante. 

Os viajantes se hospedam em bangalôs à beira mar, cada um com sua piscina privativa e quartos com muita exclusividade. Da cama ao banho, da iluminação à gastronomia, cada material utilizado é  escolhido a dedo para provocar uma sensação diferente e única em cada hóspede.

O restaurante oferece refeições de alto nível, com pratos que combinam ingredientes locais às tendências da gastronomia mundial. Quem assina a gastronomia do hotel é Biba Fernandes, chef à frente do conceituado restaurante Chiwake, em Pernambuco.  Especializado em culinária japonesa e peruana, ele utilizou de seu conhecimento para criar uma identidade gastronômica própria ao Patacho, traduzido  através do seu cardápio coeso e harmônico.

 

Quer conhecer a Praia do Patacho? 

De bangalôs em meio a charmosos jardins de coqueiros, brinde às maravilhas do nordeste com um pôr do sol de arrancar suspiros. Entre em contato e planeje sua viagem com um consultor especialista.

Posts Relacionados