Onde fica a Patagônia e Como Chegar

Roteiro Machu Picchu

Onde fica a Patagônia

Com 1.043.000 km² de extensão, a Patagônia é uma terra austral dona de muitos encantos. Está localizada na América do Sul, entre os territórios da Argentina e do Chile, ocupando desde os Lagos Andinos até o Cabo Horn, no arquipélago da Terra do Fogo, ao extremo sul do continente. Seu território praticamente intocado pelo homem abrange quase que 1/3 dos dois países que ocupa.

O clima frio, paisagens inóspitas nevadas, lagos glaciares e a vida selvagem única que habita a região são os principais atrativos patagônicos. Viajantes de todo o mundo a visitam com o intuito de se perder nas suas belezas naturais que têm como limites o Oceano Atlântico a leste, o Pacífico a oeste, o Canal de Drake ao sul e o Rio Colorado ao norte. Sua totalidade é dividida em partes classificadas de acordo com as peculiaridades da geografia e clima locais.

Patagônia Argentina

A porção argentina da Patagônia é dividida em duas grandes regiões geográficas, que abrigam as cinco províncias: Rio Negro, Neuquén, Chubut, Santa Cruz e Terra do Fogo. São elas:

Mapa Peru – Machu Picchu

Patagônia Andina

Corresponde a porção oeste da Patagônia Argentina, onde está a impactante Cordilheira dos Andes, por isso é montanhosa e tem muitos lagos, geleiras e florestas. Suas principais cidades são: Bariloche, El Calafate, El Chaltén, Ushuaia, Esquel, San Martín de los Andes e Villa La Angostura.

Montar Roteiro – Machu Picchu

Patagônia Atlântica

A divisão leste argentina contempla o vibrante litoral banhado pelo Oceano Atlântico. Suas planícies áridas têm vegetação arbustiva e a principal atividade por lá é a contemplação da fauna marinha, com destaque para as baleias. Dentre as principais localidades litorâneas estão: a Península Valdés, Puerto Madryn, Punta Tombo e Trelew.

Patagônia Chilena

O Chile divide a sua Patagônia em três partes que contemplam toda a extensão territorial a partir dos Lagos Andinos até o sul do país, na parte mais austral das Américas. São elas:

Mapa Peru – Machu Picchu

Região dos Lagos

Com rios, lagos e termas naturais, esta área ao sul da capital Santiago é um convite para quem deseja se conectar à força da natureza. Da cidade de Puerto Montt parte a principal rodovia rumo ao sul: a Carretera Austral. Suas cidades importantes são: Osorno, Frutillar, Puerto Montt, Puerto Varas e Valdivia.

Montar Roteiro – Machu Picchu

Patagônia Aysén

Já na porção sul do Chile, Aysén é rica em montanhas, paisagens naturais e rios perfeitos para a prática de esportes como trekking, cavalgadas, montanhismo e pesca. Ela conta com as pequeninas e charmosas cidades de Puerto Aysén e Coyhaique.

Dica Machu Picchu

Patagônia Austral

A parte inexplorada mais ao sul do Chile é a Patagônia Austral. As principais reservas naturais e de biosfera do país encontram-se nela, assim como os mais famosos glaciares e montanhas nevadas. Ela guarda lugares imperdíveis: Puerto Natales, Punta Arenas, Estreito de Magalhães, Cabo Horn e o Parque Nacional Torres Del Paine.

Roteiro Machu Picchu

Como Chegar à Patagônia

A viagem para a Patagônia, seja na porção argentina ou chilena, é feita através das capitais de seus países, Buenos Aires e Santiago. Os viajantes pegam um voo para uma delas e, após passar pelo processo de imigração, embarcam em um voo local para o destino patagônico escolhido. Brasileiros precisam portar um RG com data de expedição inferior a 10 anos para entrar em ambos os países, e um passaporte válido também é suficiente para a entrada na Argentina e no Chile, não é necessário tirar visto.

Patagônia Argentina

Ushuaia é a porta de entrada da Patagônia Argentina. Para chegar até lá, basta pegar um voo do Brasil até Buenos Aires e da capital um outro rumo à cidade. O trajeto leva de 8 a 10 horas, entre voos e conexão. Quem opta por visitar a cidade de El Calafate faz o mesmo percurso, levando a mesma média de tempo no deslocamento.

Quem quer fazer o trajeto da Patagônia Argentina até a Chilena tem duas possibilidades: partir em um traslado terrestre a partir de El Calafate ou em um cruzeiro que sai de Ushuaia. A primeira opção tem como destino final o Parque Nacional Torres Del Paine e a segunda Punta Arenas.

Patagônia Chilena

Os voos para a Patagônia Chilena, tanto para Punta Arenas quanto para Puerto Natales, passam sempre por Santiago. É preciso desembarcar na capital chilena, passar pela imigração e então pegar um voo local com destino à Patagônia.

A grande dica para os viajantes aventureiros é fazer o caminho de Santiago até as terras extremas do sul via Carretera Austral em uma deliciosa roadtrip passando por lugares surreais até chegar nos clássicos como Torres del Paine e a Terra do Fogo.