Ushuaia

Machu Picchu em Maio e Setembro

A cidade mais austral do mundo é um dos principais destinos para quem visita a Patagônia Argentina. Capital da província Terra do Fogo, a charmosa Ushuaia atua como porta de entrada para quem deseja explorar as riquezas naturais patagônicas. Fundada no século XIX, está mais próxima da Antártida do que de Buenos Aires, por isso ficou conhecida como “a cidade do fim do mundo”.

Até meados do século XX, Ushuaia abrigava um presídio e minas de carvão que garantiram a presença argentina na região em uma época de disputa territorial com o Chile. Hoje, tanto o presídio, quanto a linha férrea que levava os presos para trabalhar nas minas fazem parte do patrimônio histórico da cidade e são visitados por viajantes que desejam conhecer mais sobre a cultura e história local.

O que fazer em Ushuaia

A capital da Terra do Fogo é uma cidade portuária e conta com uma das melhores infraestruturas de toda a Patagônia. Possui bons hotéis, restaurantes e lojinhas, contudo a grande atração da cidade para os viajantes é, com certeza, sua beleza natural.

O Parque Nacional Terra do Fogo oferece o passeio no nostálgico “Trem do Fim do Mundo” e visuais perfeitos dos seus bosques com montanhas, rios e lagos glaciares, como o Roca. Também próximo à Ushuaia, o Circuito dos Lagos pode ser explorado em um veículo 4x4 oferecendo vistas panorâmicas do Lago Escondido e Fagnano. O fim desse tour é um churrasco no refúgio conectado com a natureza habitada por animais como raposas, aves e castores.

Machu Picchu em Junho
Machu Picchu em Junho

A costa de Ushuaia também é perfeita para os amantes da vida selvagem. Ao navegar pelo Canal de Beagle, os viajantes têm a oportunidade de explorar ilhas que abrigam preciosidades da fauna local. Você ficará pertinho de aves, lobos-marinhos e os elegantes pinguins-de-magalhães, que podem ser vistos por lá no verão.

A estância de Cerro Castor é um dos destaques para quem quer visitar a cidade do fim do mundo no inverno. Os amantes de esportes na neve ficam encantados com as 28 pistas de esqui e snowboard que ela oferece. Dentre as outras opções de atividades estão trekkings com raquete de neve e passeios de quadriciclo e teleférico.

Gastronomia

A culinária argentina costuma agradar o paladar brasileiro, principalmente pela variedade de cortes e formas de preparar a carne. Na Patagônia, você encontra tudo isso e ainda alguns pratos típicos da região, como o Cordeiro Al Asador, a Centolla (caranguejos gigantes) e a Merluza-Negra, sem contar com as cervejas artesanais e vinhos produzidos na Patagônia, que são sempre uma boa pedida!

Se você quiser aliar a gastronomia à uma perspectiva de imersão cultural, visite uma estância rural, onde os carneiros são criados e preparados de acordo com as tradições da cultura baqueana.