Scroll to top

Bem-estar: o poder da respiração


terramundi - 6 de abril de 2020 - 0 comments

Respiramos desde o momento em que nascemos. Realizamos isso com tanta naturalidade, que não é algo que geralmente pensamos em como fazer. No entanto, em momentos de tensão, ansiedade e estresse, o uso de algumas técnicas de respiração pode ser um mecanismo para encontrar o bem-estar: é um pequeno detalhe que pode nos beneficiar muito em nosso dia-a-dia.

Benefícios de utilizar técnicas de respiração

Da mesma forma que o seu emocional interfere na velocidade da sua respiração, o inverso também é válido. Respirar com lentidão, utilizando o diafragma, te faz concentrar neste processo e minimiza momentos em que estamos acelerados. Este controle é benéfico para além do controle de ansiedade:

  • Aumenta a oxigenação nas células, o que auxilia a eliminação de toxinas do nosso corpo;
  • Auxilia no controle do estresse;
  • Aumenta a capacidade de foco;
  • Reduz a ansiedade;
  • Aumenta a vitalidade e energia;
  • Auxilia na liberação de traumas;
  • Potencializa a capacidade criativa;
  • Libera o corpo de bloqueios físicos e emocionais.

Como uma maneira de lidar com qualquer estresse ou emoções extras que você possa estar sentindo no momento atual, separamos algumas dicas de exercícios de respiração que podem ser praticados em casa para seu próprio bem-estar.

Exercícios de respiração

Com uma rotina corrida, muitas vezes ficamos limitados a respiração conhecida como peitoral: enchemos o peito de ar, movimento que pressiona os pulmões e outros órgãos ao redor. Uma boa respiração deve ser lenta e com base no diafragma. Veja algumas dicas.

Para criar consciência corporal

Deite com a barriga para cima e perceba o movimento do ar entrando e saindo de seu corpo. Tente identificar os músculos envolvidos no processo, pense no oxigênio que entra e no dióxido de carbono que liberamos ao expirar. Preste atenção ao diafragma e como ele cria um vácuo para que o ar entre.

Inspire com a barriga, não com o peito

Quando inspirar, tente direcionar o ar que entra para sua barriga e respire lentamente. Evite expandir o tórax. Conte seis segundos de inspiração e 10 para a exalação.

Expire longamente

Durante o dia, tente deixar sua expiração mais longa que a inspiração. Esta é uma forma de acalmar o sistema respiratório e aliviar a ansiedade.

 

Posts Relacionados