Conexões criativas

Foram 10 dias intensos, nos quais os 4 viajantes exploraram 3 paradas – Johannesburgo, Cape Winelands e Cidade do Cabo. Visitaram 9 hotéis e dezenas de restaurantes, galerias e lojas. E, guiados por bons anfitriões locais, conheceram a faceta mais criativa e contemporânea da África do Sul. 

 

 

A primeira edição do Projeto TERRAMUNDI Creators superou todas as expectativas. O que era para ser uma simples viagem de criadores brasileiros em busca de rotas inusitadas em suas áreas de interesse pela África do Sul acabou se tornando uma experiência marcante de intercâmbio cultural e de descobertas riquíssimas – tanto é que a fórmula será repetida em outros destinos em breve.

 

“Fazer parte de uma expedição como essa, com foco na criatividade desse país de gente tão afetuosa, me permitiu ter acesso ao melhor do lugar”, resumiu Ronaldo Fraga no relato de sua viagem publicado na revista Elle. Com seu carisma e seu bigode sempre bem cuidado, o estilista mineiro deixou sua marca por todo canto que explorou. E diz ter voltado cheio de inspiração para suas próximas coleções.

 

 

Recordista de seguidores entre os quatro curadores convidados, Ronaldo ajudou a impulsionar as 42.000 curtidas que os 325 posts da viagem geraram ao longo daqueles 10 dias na rede social Instagram. Com celulares à disposição, todos os oito viajantes – os quatro criadores mais o staff – puderam compartilhar quase que instantaneamente os achados mais fotogênicos da empreitada, sempre marcando as hashtags #terramundicreators e #livrefromsouthafrica. No Facebook, foram 25.000 os seguidores totais de posts do Projeto Creators.

 

Enquanto Ronaldo detalhou suas descobertas sobre a Cidade do Cabo na Elle, a sommelière Lena Mattar fez questão de destacar como imperdível a parada nas Winelands no relato que publicou na Revista L’Officiel.  “A região reúne ótimos produtores de vinhos feitos com Chenin Blanc, uma das uvas que fez a fama do país, bem como ao pouco comum Sauvignon Blanc reservado”, escreveu Lena.

 

 

Uma das melhores surpresas da viagem foi o intercâmbio surgido entre os criativos brasileiros e os sul-africanos. A maior parte dos anfitriões do grupo não era formada por guias convencionais, mas por conhecedores das áreas de interesse da viagem. Assim, a especialista em música e meio ambiente Patricia Palumbo foi ciceroneada pelos músicos da banda BCUC no Soweto de Johannesburgo, assim como pelo navegador Manoel Mendes durante a velejada pela baía da Cidade do Cabo, espalhada aos pés de emblemática Table Mountain.

 

 

Criadora e apresentadora do programa de rádio Vozes do Brasil, Patrícia não foi a única a montar um delicioso set list de boa música sul-africana a partir de suas conexões no país. Também a designer Baba Vacaro, apresentadora do programa de TV Casa Brasileira, montou sua lista musical e botou no ar no Arquivo D, da rádio Dpot. “Adoro conhecer pessoas do lugar e gravar a música que produzem”, contou Baba. Tanto ela como Patrícia também assinaram matérias em revistas.

 

 

Iniciativa da TERRAMUNDI em parceria com a agência de comunicação Namídia, o Projeto TERRAMUNDI Creators teve o apoio da South African Airways e de vários dos estabelecimentos visitados – e que podem ser conhecidos nos posts anteriores desse blog. Os passageiros da TERRAMUNDI que viajarem para a África do Sul têm à disposição as rotas criativas que Baba Vacaro, Lena Mattar, Patricia Palumbo e Ronaldo Fraga montaram com foco nas áreas de design, arquitetura, gastronomia, vinhos, música, meio ambiente e moda – assim como a chance de repetir essa inédita experiência de imersão na África contemporânea.

 


Texto Daniel Nunes & Fotografia Victor Affaro

 

 

INSPIRADO PELO QUE LEU?

FAÇA ESSE MESMO ROTEIRO!

DÊ O PRIMEIRO PASSO AQUI!

Você também vai gostar