Machu Picchu melhor época

Machu Picchu: qual a melhor época para conhecer as ruínas?

Ao subir os primeiros degraus de pedra que levam à Machu Picchu, com a cidade se descortinando frente aos nossos olhos, logo ficamos tranquilos e a emoção toma conta levando todos os problemas para quilômetros dali. Embora esse sentimento seja o mesmo em qualquer época do ano, planejar bem a viagem para o período escolhido vai ajudar você a aproveitar os demais elementos que estão envolvidos na sua jornada com mais intensidade.

Viaje de março a setembro

A região dos Andes peruanos possui dois climas bem definidos. Inverno seco, de março a setembro, e verão chuvoso, de outubro a fevereiro. Devido às características climáticas, a primeira opção é sugerida com maior frequência , pois a ausência de chuvas permite que você desfrute melhor o destino e tenha controle sobre o planejamento da viagem.

Machu Picchu em Maio e Setembro

Maio e setembro

Dentre os meses de inverno, maio e setembro são os mais recomendados para visitar o Peru. Ambos trazem temperaturas amenas e a companhia constante dos raios do sol dando contornos marcantes às construções e ao relevo irregular das montanhas. Além disso, por serem meses de baixa temporada, você poderá caminhar por entre as ruínas com calma sem muitos viajantes disputando o espaço e sentindo-se verdadeiramente conectado à cultura inca.

Machu Picchu em junho

Durante o solstício de inverno, os peruanos se reúnem no Qoricancha (Templo do Sol), na cidade de Cusco, para adorar o astro rei dos céus andinos. Vestindo trajes típicos que esbanjam elegância e cor, os participantes desfilam pelas ruas de pedra até a Esplanada de Sacsayhuaman. 

Realizada há 800 anos, essa celebração representa uma importante data do calendário inca, o Inti Raymi ou a Festa do Sol, que acontece no dia 24 de junho. Essa é uma atração imperdível antes de seguir para a cidade perdida do Império, Machu Picchu.

Machu Picchu em Junho

Quando encarar as trilhas

Para quem pretende atravessar as montanhas peruanas em trilhas por entre pequenos povoados e ruínas incas, os meses mais adequados são os de inverno no Peru, de março a setembro. Assim, é possível evitar o período de chuvas e os contratempos que podem ser causados por elas ao longo do percurso.

Fugir dos meses de alta temporada também é indicado aos viajantes que pensam em fazer os trekkings, principalmente a Trilha Inca Clássica, que possui um limite de pessoas por dia. Caso opte por esses meses, um bom conselho é reservar tudo com bastante antecedência.