Dicas de Viagem para Machu Picchu

Quando avistamos Machu Picchu, a sensação que temos é que a cidade perdida dos incas se mistura completamente à montanha, como se as construções tivessem crescido por entre a vegetação. Mas é de perto, vendo os enormes blocos de pedra a centímetros dos nossos dedos, que conseguimos contemplar toda a capacidade tecnológica de uma das mais importantes civilizações pré-colombianas.

Também é quando estamos bem perto que a energia ancestral, irradiada por todos os cantos de Machu Picchu, pode ser sentida com mais intensidade. Com o intuito de aproveitar o máximo desse sentimento único, separamos algumas dicas para que você conheça o maior tesouro dos incas da melhor forma.

Dica de viagem – Machu Picchu

Reserve com antecedência

Para preservar o sítio arqueológico, o governo peruano limitou o número de pessoas que podem visitar Machu Picchu diariamente. Por isso, é importante garantir a sua entrada na cidade antes de viajar, principalmente em junho e julho, meses de alta temporada.

Além do ingresso para conhecer os mais famosos vestígios incas, aproveite para adquirir também o ticket do trem que vai de Cusco à Machu Picchu e reserve um quarto em um hotel ou pousada em Águas Calientes, cidade localizada no pé da montanha onde ficam as ruínas.

Opte pelo trem

de luxo

Existem diversos trens que fazem o trajeto de Cusco à Machu Picchu, mas a experiência de viajar dentro do Expresso Hiram Bingham é incomparável. Inspirado no visual dos trens da década de 20, você será agraciado em um serviço de primeira, com direito a drinks peruanos, brunch e shows de artistas locais. Isso enquanto aprecia a beleza das montanhas do Vale Sagrado.

Trem de Luxo – Machu Picchu
Guia Especializado – Machu Pichu

Contrate um guia especializado

Admirar as avançadas construções nas estreitas ruas de pedra de Machu Picchu já é uma experiência memorável. Mas ter a companhia de um guia que contará todas as historias e lendas contidas em cada pedacinho da cidade torna tudo ainda mais impressionante. Uma dica interessante é fazer o passeio acompanhado de um arqueoastrônomo. Além dos comentários e informações convencionais, ele trará novas teorias sobre a construção da cidade.

Faça uma trilha

Chegar à Machu Picchu pelo mesmo caminho utilizado pelos incas permite que os viajantes se conectem com a montanha e toda a energia que flui por lá. A Trilha Inca Clássica dura em média quatro dias e tem seu início em Ollantaytambo, próxima a Cusco. Outras opções de trilhas com destino à Machu Picchu tendo mais conforto e comodidade são a Salkantay e Lares, hospedando-se nos Mountain Lodges. Nesse caso, recomendados que você contrate uma agência especializada para planejar a sua viagem de trekking.

Durma no Vale sagrado

Assim como Lima, Cusco é uma cidade cosmopolita e merece sua visita, principalmente no mês de junho, quando abriga o Festival do Sol, o Inti Raymi. Para ter uma vivência ainda mais imersiva no Peru, o ideal é passar pelo menos um dia e uma noite em um dos povoados que compõem o Vale Sagrado. Entre os destinos possíveis, Urubamba é um dos mais interessantes, pois não exige a volta até Cusco ao continuar a viagem à Machu Picchu.