Incontestável gastronomia

Como explorar de forma original a Região dos Vinhos da África do Sul, já consagrada entre os visitantes e com mais de 200 vinícolas espalhadas entre suas três principais cidades?

 

 

A estratégia adotada pelos viajantes do Projeto TERRAMUNDI Creators foi sair em busca dos lugares que proporcionam experiências autênticas e conectadas com a essência da região.

A exploração começou pelo Babylonstoren, um hotel fazenda cheio de charme que se destaca entre as duas principais cidades da região, Stellenbosch e Franschhoek (a terceira é Paarl). A propriedade tem como base uma bela série de construções do século 18 em estilo holandês e uma vasta área verde que inclui jardim, horta, herbário e pomar de espécies locais – além dos vinhedos.

Helena Mattar e Patrícia Palumbo se hospedaram ali e puderam aproveitar intensamente atividades como as pedaladas entre as parreiras e uma caminhada até o lago. Também fizeram a colheita de ervas para chás e de ingredientes orgânicos para suas refeições.

 

 

Baba Vacaro e Ronaldo Fraga, não menos confortáveis entre as obras de arte do jardim no pátio interno do hotel boutique Le Quartier Français, em Franschhoek, fizeram questão de visitar as colegas: primeiro, para jantar deliciosas pizzas caseiras na charcuteria local; e depois para um café da manhã na fotogênica estufa local (e que fica ao lado do refinado spa do Babylonstoren).

 

 

Comprovada a incontestável vocação gastronômica das Cape Winelands, como é chamada essa área a cerca de uma hora da Cidade do Cabo, os passeios passaram a priorizar experiências de boa mesa – com visitas a galerias de arte, igrejinhas seculares e ruas repletas de lojas de design entre uma refeição e outra. Para acompanhar tudo isso, a prata da casa: sensacionais degustações de vinhos.
Assim o grupo pôde saborear as delícias do restaurante Bread & Wine, sentado sob as sombras das árvores na vinícola Môreson. O gran finale seguiu em clima de alta gastronomia: na última noite, foi a vez de Helena e Patrícia visitarem Baba e Ronaldo no restaurante The Tasting Room, que fica no hotel Le Quartier Français.

 

 

Após uma divertida conversa com a chef Margot Janse, amiga do chef brasileiro Alex Atala e também uma criativa alquimista de ingredientes sul-africanos, o grupo foi surpreendido pelo inventivo menu-degustação da casa.

A simpatia informal dos atendentes foi um prazer à parte – e confirmou outra impressão geral: de que, tanto quanto os vinhos, a culinária e as paisagens, as pessoas da África do Sul são alguns dos mais valiosos patrimônios do país.

 

 

 


Texto Daniel Nunes & Fotografia Victor Affaro, @lenamattar, @babavacaro e o blog de viagens Same same

 

INSPIRADO PELO QUE LEU?

FAÇA ESSE MESMO ROTEIRO!

DÊ O PRIMEIRO PASSO AQUI!

 

 

 

Você também vai gostar