A Croácia abriga mais de mil ilhas donas de praias super fotogênicas com uma boa pitada da originalidade. Uma boa pedida é desvendar qual delas tem a sua cara navegando de barco pelas águas cristalinas até chegar a praias surreais como Zlatni Rat, na ilha de Bol. Na Dalmácia, o azul do mar Adriático encontra incríveis construções da Idade Média, como nas charmosas Split, Dubrovnik e Hvar.

Na Grécia, as seis mil ilhas que salpicam o azul profundo do Mar Egeu oferecem uma coleção de possibilidades. Além das tão conhecidas ilhas de Mykonos, Santorini e Creta, dá para se aventurar por lugares menos conhecidos - mas talvez ainda mais incríveis - como Milos, Idra, Ios e Zakynthos.

Pelas terras islandesas visitamos praias exóticas, mas que guardam uma beleza singular! Vík é uma delas, com sua areia preta de origem vulcânica e seus fofos habitantes, os papagaios-do-mar ou puffins. Na capital Reykjavík, a praia geotermal de Nauthólsvík traz a oportunidade de um mergulho quentinho, já na impressionante Praia de Diamantes, gelos espelhados como a joia deslizam do glaciar Vatnajökull para fazer um show em contraste com a areia negra.

Do outro lado do Egeu fica a Riviera Turca, com cidadezinhas cheias de charme e personalidade como Bodrum, o mais cobiçado pedaço da região, com suas galerias de arte e noite animada. Por ali, dá para conhecer praias idílicas de Marmaris, Fethiye e Antália. Ainda na Riviera, as tartarugas dão o ar da graça na praia de Iztuzu, mas se você quiser tranquilidade, Kabak e Kaputas são boas escolhas.

A Croácia é o destino ideal para todos os perfis de casais, dos mais tradicionais que buscam dias tranquilos na praia ou na beira da piscina, boa gastronomia e cultura, aos mais descolados, que curtem a badalação dos beach clubs e festivais. Dá para escolher visitar as cidadezinhas cheias de história e a produção de trufas e azeites locais da Ístria ou as agitadas ilhas da Dalmácia, com suas praias de mar cor turquesa.

A Grécia sempre está na lista de destinos dos sonhos de qualquer casal apaixonado. A romântica Santorini, com suas construções brancas de tetos azuis e vista para a imensidão do mar, aquece ainda mais o coração. Uma vasta programação cultural em Atenas, guardiã de muitas heranças do magnífico passado grego e sua mitologia, também aguarda os pombinhos interessados em história e cultura.

O romance na Islândia é vivido de uma forma muito autêntica: em comunhão total com a natureza. Suas cachoeiras são poderosas e há possibilidade de percorrer trilhas que exploram de praias vulcânicas a geleiras. Tomar um banho na Lagoa Azul é uma experiência imperdível, assim como aproveitar a cena cultural de Reykjavík, que mesmo pequena oferece muitas opções de vida noturna, arte, moda e música.

A Turquia promete muitas emoções para os casais que a escolhem como destino. Na Capadócia, morada de São Jorge, as impactantes formações rochosas e o Castelo de Uçhisar podem ser admirados em um voo de balão ao nascer do sol. As divertidas praias de Bodrum e a mistura de modernidade com o passado em Istambul – uma das cidades mais incríveis do mundo - completam a viagem.

Dentre as belezas croatas estão reservas naturais que preservam maravilhas como os Lagos de Plitvice, um complexo de 16 lagos de tons esmeralda formados por quedas d’água das montanhas. O Parque Nacional Mljet, na ilha de mesmo nome, acolhe os amantes de aventura que podem passear de caiaque em seus lagos de água salgada, nadar e fazer caminhadas. Já no Parque Nacional de Krka é hora de se jogar nas cachoeiras, visitar o forte medieval e antigos moinhos.

Além dos seus muitos quilômetros de costa com praias de mar perfeito, a Grécia guarda uma verdadeira tapeçaria de paisagens naturais. Ela ostenta uma incrível biodiversidade nas florestas das montanhas, geoparques, cachoeiras, rios, lagos e até vulcões. Para quem curte atividade, é possível fazer caminhar, andar de bicicleta, praticar escalada e esportes náuticos como caiaque e canoagem.

As paisagens da Islândia ganham outra cara no verão! Na estação mais alegre do ano, o país de beleza natural arrebatadora fica mais verde e iluminado: as cachoeiras de Seljalandsfoss e Skógafoss podem ser vistas na sua melhor forma e os raios de sol deixam os pontos mais visitados entre geleiras e vulcões mais fotogênicos e expressivos. O ideal é percorrer toda a natureza islandesa de carro em uma roadtrip.

A natureza foi generosa com a Turquia. As paisagens são distintas e singulares, desde a as formações que remetem à superfície da lua na Capadócia aos castelos de algodão de Pamukkale, que chamam atenção por suas sacadas azuis, que na verdade são piscinas termais de calcário. E dá para acreditar que além da Riviera de praias cor turquesa o país ainda abriga os Montes Kaçkar com cordilheiras nevadas?

Com quase 2 mil quilômetros de litoral na Dalmácia, a costa croata pode ser navegada em cruzeiros menores e exclusivos por entre as suas mais de mil ilhas, como Hvar e Korčula, passando pelos cais dos portos de cidades medievais donas de histórias fascinantes e reconhecidas patrimônios da UNESCO. A viagem também pode ser estendida até Montenegro, a pequena maravilha dos Bálcãs.

Pela Grécia, você também pode explorar os portos mais sedutores sem precisar fazer e desfazer as malas, passando pelo Cabo Sounion para reverenciar o templo de Poseidon, descansando em Delos e curtindo o agito em Santorini e Mykonos. Creta, lar do Minotauro, também coroa a viagem, além da inexplorada Kythira, a arquitetura bizantina em Monemvasia e, para finalizar, uma visita aos castelos medievais de Nafplio.

A Terra do Fogo e Gelo também pode ser desbravada a bordo de super iates, que navegam por lugares como as ilhas Westman e Heimaey.  Além delas, o cruzeiro também faz paradas onde é possível explorar fontes termais, povoados, penhascos, lagos, cachoeiras como Hraunfossar e Barnafoss, até a majestosa Godafoss, a cachoeira dos deuses.

No verão da Riviera Turca, um diferente tipo de cruzeiro elegante circula em suas águas de mar Mediterrâneo, são os barcos típicos a vela chamados de guletas. Eles proporcionam navegações poéticas e memoráveis pela linda área costeira turca, com muito sol e paradas por simples vilarejos de pescadores e praias que renovam a mente a alma.

A capital croata Zagreb é sempre viva e admirável, com seus cafés-bares, teatros, galerias de arte e mercados de rua. Dubrovnik tem um lindo cenário urbano com o mar, muralhas e agradáveis calçadões. Nas ruas há deliciosos restaurantes com vinhos locais, cinema ao ar livre e um monastério dono de uma das farmácias mais antigas do mundo.

Atenas deixa todos os fãs de história e cultura embasbacados com sua variedade de atrações que consegue agradar gregos e troianos. A cada esquina você tropeça em maravilhas milenares como o Teatro de Dionísio e o Partenon da Acrópole bem no alto da colina. Mas a capital grega também oferece opções contemporâneas como galerias de artes, festivais, grafites nas ruas, lojas de designers locais e mercados, como o Monastiraki.

Reykjavík, terra da Björk e capital islandesa, é original, cativante e cheia de vida. Para quem adora arte, moda, vida noturna e música esse é o lugar certo. No verão, a cidade das casas de telhados coloridos fica iluminada pelo sol durante o dia todo revelando seus encantos, como a Opera House Harpa, a igreja de Hallgrímur, a torre Imagine a Paz para John Lennon, vitrines divertidas, arte urbana e os bares e clubes com diferentes sons.

Istambul, antiga Bizâncio e Constantinopla, foi o antigo centro de poder do planeta. Essa joia turca é como um museu a céu aberto, com contribuições dos mais diversos povos, desde a lembrança imperial no Palácio de Topkapi, a Basílica Cristã de Santa Sofia e a marca árabe em monumentais mesquitas como a Azul. A diversidade nos bazares também transborda cultura, como no Grand Bazaar. Para uma vista completa da cidade, a Torre de Gálata e o lugar certo.

O verão na Croácia ganha ares de ritmo caribenho no Croatian Summer Salsa Festival, evento que mistura mar, sol e salsa. Também há muitos festivais de música eletrônica com djs nos dias mais ensolarados do ano, como o Ultra Europe, além do hipster INmusic Festival. Para quem quer festejar com toques da cultura local, o Rijeka’s Summer Nights, Dubrovnik Summer Festival e o 51st International Folklore Festival são as melhores oportunidades!

Atenas no verão exala energia e arte com seus festivais inspiradores. O Athens & Epidaurus Festival recheia a cidade com muita cultura, o Rockwave Festival traz nomes conhecidos do rock e o Athens Technopolis Jazz Festival transborda jazz pela capital. Já no August Full Moon Festival, você terá a chance de tirar uma foto arrebatadora da lua cheia mais linda do ano em um dos cartões-postais da cidade.

A Islândia na estação mais quente do ano fica ainda mais aquecida com muitos eventos culturais e esportivos, como os musicais Secret Solstice, que marca a chegada do sol em Reykjavík, e os badalados Þjóðhátíð í Eyjum e Iceland Airwaves. As corridas de bicicleta e maratonas, do The Golden Circle Challenge a Reykjavík Marathon, somadas à animada Parada LGBT e os festivais de cinema, literatura e dança encerram o verão.

O Istanbul Music Festival acontece na chegada do verão turco e é considerado o mais prestigiado evento de música clássica no país, com programação criativa e estrutura inovadora, seguido pelo Istanbul International Jazz Festival e o recém-criado Cappadocia Music Festival.  
O festival Rock Off traz nomes de peso do metal para o país no KüçükÇiftlik Park, que também receberá shows dos Scorpions, Joss Stone, Muse e Sia no verão.

A comida croata é uma alegria a parte e reflete a cultura e história do seu povo. A região da Dalmácia teve influência do Mediterrâneo e aprecia vegetais saborosos e frutos do mar, que podem ser degustados em Dubrovnik em restaurantes renomados como o Nautika e Lokanda Peskarija, com o acompanhamento de um apurado vinho local. Na Ístria, os reis são o azeite e as trufas, já em Zagreb, os deliciosos doces das padarias e cafés ao ar livre são a pedida certa.

Quando se fala de Grécia, prato cheio é uma certeza! A comida grega é fruto das heranças dos povos que passaram por suas terras e mares com ingredientes de dar água na boca: azeite e as azeitonas, tomates, berinjelas, frutos do mar, cordeiro, queijos e iogurtes. Dentre as iguarias mais apreciadas estão a moussaka, uma espécie de lasanha de berinjela e o gemista, um pimentão recheado. Nas ruas, o souvlaki e gyros fazem sucesso junto com os frappés gelados.

Na capital Reykjavík há excelentes opções de restaurantes, food trucks e cafés. Você não pode deixar de experimentar os lendários hot dogs da banca Bæjarins Beztu Pylsur e os hambúrgueres do Vitabar. Para aqueles de paladar mais apurado, os contemporâneos Grillmarkađurinn e o Fish Market serão experiências incríveis.  A Islândia também tem muitas iguarias exóticas em seu cardápio, como testículo de carneiro, carne de cavalo e tubarão.

A comida turca é uma deliciosa mistura de sabores! O clássico kebab conquista os corações de todos os que visitam a Turquia, assim como seus doces coloridos com pistaches, nozes e castanhas. O chai, que costuma ser chá preto ou de maçã, é tomado logo pela manhã. O pão pita bem quentinho e os aperitivos meze são inesquecíveis, assim como o lahmacun, a pizza turca e as rosquinhas com gergelim, as simit, vendidas pelas ruas.

Os croatas possuem muito orgulho do seu país, tanto que o chamam de “nossa linda pátria”. Eles cultivam uma cultura riquíssima com um folclore repleto de cores, músicas, contos, costumes e rituais, frutos dos diversos povos que por ali passaram e deixaram sua marca, desde os eslavos até italianos, turcos e austro-húngaros. O povo da Croácia é muito amável, devoto da Virgem Maria, adoram saborear sem pressa um bom café e conversar durante as tardes.

Quando pensamos na história ocidental, a Grécia sempre vem à mente. Cenário de um passado precioso com a intrigante mitologia e berço dos grandes filósofos que inspiraram o mundo, visitar a Grécia é um verdadeiro encontro com as nossas origens. A Acrópole, os Templos de Zeus Olímpico e Poseidon e os teatros de Dionísio e Epidauro, são tão mágicos que ao chegarmos ali nos sentimos em uma máquina do tempo.

Os vikings são os protagonistas da cultura da Islândia, autores de grande parte da mitologia nórdica, que cultua deuses como Odin, Thor e Loki. Os islandeses formam um povo coeso que valoriza muito os laços familiares e são apaixonados por festas e arte, principalmente os jovens, que têm Bjork e Sigur Rós como heróis. Ah, e não podemos esquecer do “povo escondido”, os elfos, duendes, gnomos e trolls que habitam o folclore desse envolvente país.

O território da Turquia foi palco de transformações históricas e recebeu muito povos, desde os persas até romanos e otomanos. Em Kaleiçi, no centro antigo de Antália, você poderá ver vestígios históricos incríveis como a porta do imperador romano Adriano e o teatro Aspendos, além das ruínas de Éfeso em Selçuk. Seu povo instigante vive entre o Oriente e o Ocidente, são supersticiosos, bebem muito chá e gostam de receber viajantes com banquetes.

TERRAMUNDI Viagens © . Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste material é de propriedade exclusiva da TERRAMUNDI e não deve ser reproduzido ou utilizado.