Scroll to top

Como escolher a sua trilha pelo mundo


terramundi - 23 de agosto de 2019 - 0 comments

Caminhar também é preciso. Cada viajante tem milhares de opções de rotas cênicas pelos continentes para sentir o mundo aos seus pés e aprender com novas culturas e horizontes. 

É possível escolher um destino que se encaixa no seu perfil e, assim, aproveitar ao máximo a experiência.

Por que caminhar em suas viagens?

Há inúmeras motivações para andar pelo mundo, como o desejo de contemplar as paisagens, a conquista de mais sabedoria no contato com a diversidade cultural, a ânsia pela superação de seus próprios limites, até a busca por momentos de reflexão e autoconhecimento, promovendo mudanças interiores. 

Caminhar também é um ótimo exercício para trazer mais equilíbrio para o corpo e mente, pois além dos seus inúmeros benefícios para a saúde, é capaz de aumentar o bem-estar e autoestima, ideal para inspirar em momentos de recomeços e mudanças. 

Assim, unir a experiência de viagem com a prática de trekking é muito prazeroso, somando a oportunidade de visitar lugares especiais com uma atividade simples e recompensadora em muitos sentidos.

Escolha sua trilha

Entre as alternativas pelo mundo, dá para caminhar com temperaturas mais amenas ou entre extremos, desde praias de mar azul até montanhas nevadas. 

Além disso, as trilhas podem ser feitas com o máximo de conforto ou de forma mais simples e com maior ou menor grau de dificuldade, dependendo do relevo e duração do trajeto.

 Para as pessoas com maior preparo físico, trekkings de cinco ou mais horas por dia em relevos desafiadores são recomendados. Já para quem quer andar, mas não tem a mesma disposição física ou gosta de exercícios mais leves, caminhadas mais moderadas e em relevos mais planos são certeiras. 

Os cuidados que deve ter ao fazer uma trilha

É preciso lembrar que, para caminhadas em altas atitudes, você precisa se acostumar com o ambiente no destino antes de iniciar os exercícios e, antes da viagem, é interessante ter alguns cuidados básicos. 

Treine!

Treinar em terrenos de diferentes elevações ajuda você a praticar para evitar surpresas e já estar preparado quando o momento chegar.

Alimente-se bem

Fazer uma dieta balanceada é essencial para quem faz trilhas. Foque em alimentos que ofereçam energia e vitaminas. Prefira carboidratos e proteínas, mas faça refeições leves. E não se esqueça de se hidratar bastante com água. 

Escolha um traje confortável

Para a escolha das peças, você precisa saber melhor sobre o clima da região que irá fazer a caminhada. Garanta roupas e tênis para trilha adequados e confortáveis e não se esqueça de uma mochila para outros itens básicos. 

Roupas confortáveis

Aposte em roupas de academia, que são leves e ajudam na transpiração. É importante também se proteger do sol ou das baixas temperaturas. 

Use roupas com filtro solar e, para locais frios, aposte em peças térmicas, luvas e gorros.

Tênis para trilha

O tênis ideal para trilha é aquele que te faz sentir seguro quando calça. Escolha um com sola antiderrapante e, dependendo do local, é ideal ir com botas próprias para trekking.  

Faça um checkup

Visite um médico antes para se certificar que está tudo bem para a jornada de dias de caminhadas intensas.

Fazer trilha pelo mundo

Mas o que é um trekking de luxo?

Atualmente, você não precisa andar com muito peso nas costas e nem dormir em barracas ao ar livre com mais riscos, sem conforto e se esquentando na fogueira ao cair da noite. 

Existem opções de “trekkings de luxo”, que oferecem roteiros em que você pode caminhar durante o dia por trajetos mais curtos junto a guias especialistas em um grupo reduzido e descansar pela noite em lodges ou hotéis charmosos.

Nessas viagens, os participantes são recompensados com acomodações muito confortáveis, quartos aconchegantes, boas refeições, banho quente e até serviços de SPA. Um estilo que diverge do tradicional e atrai um público que quer se aventurar e ter o conforto mais que merecido no fim do dia.

Qual o seu destino? Veja opções de lugares com trilhas

Trilha no Peru

Caso você goste de montanhas e aspectos culturais, as trilhas pelo Peru são uma boa pedida, como a tradicional Trilha Inca e os trekkings de luxo oferecidos pela Mountain Lodges of Peru, Lares e Salkantay, com destino a Machu Picchu.

Na Patagônia Chilena, o destaque fica para o Trekking Circuito W, explorando a beleza do Parque Nacional Torres del Paine sem muito luxo ou se hospedando no conceituado EcoCamp Patagônia, com conforto e segurança nas cabanas arrojadas no meio das montanhas.

Trilha pela Patagônia Chilena

Os aclamados hotéis full experience da rede explora também promovem inesquecíveis trekkings, como as rotas do Deserto do Atacama ao Salar de Uyuni e do Uyuni ao Atacama.

trilha na Austrália

Já para quem gosta de caminhar junto ao mar, há boas opções pela Austrália, como The Bay of Fires numa viagem incrível pela Tasmânia e The Twelve Apostles, que cruza uma das rotas mais cênicas do país – a The Great Ocean Road. Ambas do selo Great Walks of Australia

trilha na Tasmânia

Planeje sua viagem com a TERRAMUNDI

Agora que você sabe tudo para fazer diversas trilhas pelo mundo, não deixe para depois e organize sua viagem com a TERRAMUNDI.

Além de luxo, conforto, experiências únicas e diversão, planejar uma viagem de caminhada com a TERRAMUNDI permite que você tenha um roteiro exclusivo feito sob medida para você. Entre em contato para mais informações.

SalvarSalvar

Posts Relacionados