Scroll to top

Clima da África —As 4 Estações do Ano na África


terramundi - 19 de dezembro de 2018 - 0 comments

O clima da África é como sua cultura: plural e cativante — já que favorece a visita durante todas as épocas do ano e presenteia quem por suas terras se lança com atrações para os mais diversos gostos. Você pode conhecer desde cidades charmosas até praias de mar azul.

O clima da África e os detalhes deste destino

A natureza selvagem africana também surpreende, seja nas savanas dos Parques Nacionais, nos desertos, rios e até florestas. Um dos pontos que também chama atenção é a preciosidade cultural do seu povo com as mais diversas línguas e etnias.

 

Verão

Nos meses mais quentes do ano, uma ótima pedida é visitar a cênica Cidade do Cabo. Esta é uma das metrópoles mais lindas do planeta que, além da incrível Table Mountain, tem uma cena contemporânea repleta de restaurantes inovadores, ateliês de designers contemporâneos e casas de jazz ao vivo. As estradas próximas, na Rota Jardim, são perfeitas para passear de carro e levam ao litoral sul passando por balneários e vinícolas.

Essa também é a melhor época para encarar de frente os expressivos Gorilas na Ruanda durante emocionantes trilhas pela floresta tropical, na chamada “temporada seca curta”. Eles aparecem em família, com as mães cuidadosas segurando seus filhotes e os poderosos machos que se impõem por entre a mata que cobre as montanhas.

 

Clima da África Gorilas da Ruanda

 

Zanzibar, o arquipélago de mar azul turquesa, considerado uma verdadeira riqueza cultural na Tanzânia, rende lindas fotos. Especialmente no verão, é o destino ideal para quem gosta de mergulhar com a mágica oportunidade de ver os tubarões-baleia por suas águas transparentes no Oceano índico.

O Festival Timkat, a principal celebração Cristã Ortodoxa da Etiópia, acontece nas cidades históricas do norte do país em janeiro, com paradas coloridas pelas ruas e a tradicional celebração com a temática do batismo de Jesus no rio Jordão.

 

Outono

De março a junho, o espetáculo das Victoria Falls, com suas surpreendentes quedas d’água entre a Zâmbia e o Zimbábue, está no auge depois das chuvas. Reservar um tempo para admirar o arco-íris que se forma nas cataratas é uma ótima forma de enriquecer a alma e rechear a câmera com lindas paisagens!

 

Quem estiver na África do Sul no outono terá a chance de aproveitar os safáris na região do Parque Nacional Kruger longe do calor do verão e com a vegetação mais baixa. Esses detalhes tornam a busca por animais selvagens muito mais fácil, com maior chance de avistar os destemidos Big Five.

 

Clima da África e Big Five

 

O intervalo do ano ideal para visitar o Botsuana começa no outono, de maio a outubro. Esta época está fora do período de chuvas e conta com temperaturas um pouco mais amenas. Por lá, todos podem descobrir o exuberante Delta do Rio Okavango e o ecossistema rico em vida selvagem.

Outro ponto é o Parque Nacional Chobe. Ele conta com impactantes manadas de elefantes e hipopótamos, hospedando-se em tendas de luxo e cruzeiros-butique.

 

Inverno

O inverno africano se estende desde junho até setembro. Seu início marca a chegada da temporada para observação de baleias na África do Sul, que continua até dezembro, com pico em setembro e outubro. Elas podem ser vistas na costa de Hermanus, cidade considerada a melhor do mundo para ver baleias da praia.

Apesar de o ano todo ser bom para visitar a Namíbia, durante os meses secos, de maio a outubro, os safáris são ainda melhores. Um em especial é o do Parque Nacional Etosha. Uma aventura fotográfica pelas dunas de Sossusvlei também não pode faltar durante a viagem.

 

Clima da África e Dunas

 

Os safáris na Tanzânia são um espetáculo a parte durante o ano todo. Porém, é de junho a outubro alcançam o auge com a Grande Migração. Para presenciá-la é preciso estar no lugar e momento certos. Isso porque os animais estarão em movimento constante entre os parques Serengeti e o Maasai Mara, esse já em solo queniano.

 

No Zimbábue, a dica é fazer um safári de inverno no Parque Nacional Hwange. Ele é uma das principais áreas de preservação do continente. Aproveitando o período sem chuvas é excelente para encontrar os animais. O parque é lar de muitas famílias de elefantes e diversos mamíferos africanos que na seca se reúnem em torno dos buracos d’água para um momento refrescante.

Leia mais sobre os diferentes tipos de safáris na África.

Primavera 

Do fim de setembro até a chegada do verão dá para curtir as praias africanas. Elas parecem ter saído de uma pintura, como as ilhas Maurício e Seychelles, sem chuvas e com muito sol em um clima super-romântico. Aproveite acompanhado de uma gastronomia deliciosa e hotéis estrelados.

Para quem quer fazer uma imersão cultural, o sul da Etiópia é a escolha certa. O remoto Vale do Omo guarda as tradições e costumes de 56 tribos etíopes. Cada uma com suas singularidades, desde placas labiais de cerâmica, penteados feitos com barro vermelho até casas com formato de cabeça de elefante. Os meses recomendados para se encantar com as culturas das tribos são novembro e dezembro, quando as temperaturas são mais amenas.

 

Clima da África e Etiópia

 

Em setembro, a Grande Migração chega na fronteira entre o norte do Serengeti e o Maasai Mara. Na região, os animais cruzam o rio Mara com os crocodilos e leões à espera. Esta é uma das cenas mais conhecidas e emocionantes do mundo. Após essa travessia vem o mês de outubro, o melhor para visitar o Maasai Mara e ver, além da vida selvagem, a tribo dos Maasais, os pastores nômades de vestes vermelhas.

 

Planeje sua viagem com a TERRAMUNDI

A nossa grande motivação é oferecer experiências além do destino. Para isso, temos uma equipe apaixonada que desenha viagens únicas todos os dias, proporcionando prazer e aprendizados. Organizamos roteiros personalizados, com um olhar apurado e crítico sobre alguns dos lugares mais interessantes do planeta. Isso tudo sem esquecer de valorizar a essência local com atenção aos detalhes.

Gostou? Entre em contato!

 

SalvarSalvar

Posts Relacionados